quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Processo - Franz Kafka



A minha primeira leitura da obra de Franz Kafka. O acesso às obras de Franz Kafka só é possível porque o seu grande amigo Max Brod, não cumpriu a ordem que o mesmo tinha indicado, queimar todas as suas obras. Um grande gesto por parte Max Brod.

Tal como é-nos indicado na obra, trata-se de uma novela inacabada que Max Brod tratou de organizar os capítulos que a compõem, baseando-se na leitura da novela que Kafka o presenciou.

A história desenrola-se em torno da personagem Joseph K., um bancário que certa manhã acorda e é acusado de um crime que desconhece, mas que durante todo o enredo jura que está inocente. Toda esta tramóia que assolou Joseph K. será narrada na novela. Quanto ao final, vou ocultar para não retirar a curiosidade de ler esta obra.

É notória a crítica à burocracia que envolve o desenvolvimento de um processo judicial, perfeitamente visível nos dias de hoje, apesar de ser uma obra do início do século XX. Recordei nesta mesma obra, algumas das características de Dostoiévski, isto é, na complexidade da construção mental da personagem principal e os conflitos interiores, a obscuridade presente na sociedade da época que se veio espelhar na escrita de Kafka. Apesar de não conhecer a razão pela qual foi acusado, Joseph K. declarou-se sempre inocente.

É perceptível que se trata de uma obra inacabada, que o seu fim foi provocado por um desejo de deixar a obra com um início e um fim.

Não foi dos melhores livros que já li, porém gostei do enredo e da complexidade que Kafka emplementa nas suas personagens.


Título: O Processo

Título original: Der Prozess

Autor: Franz Kafka

Tradução: Gervásio Álvaro



Sem comentários:

Enviar um comentário