terça-feira, 21 de junho de 2011

Marina - Carlos Ruiz Zafón


Marina é o terceiro livro do escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón traduzido para português e, consequentemente, o terceiro livro que leio deste escritor.
O livro fala-nos (sim, os livros falam!) da história de um rapaz Óscar, que vive num orfanato, e um dia numa das suas escapatórias no referido orfanato, encontra Marina, uma bela rapariga pela qual vai se apaixonar. A partir daqui será um turbilhão de aventuras, de sentimentos, de fantasia e segredos que se encontram guardados no mais profundo dos lugares. Mais uma vez tem como plano de fundo a cidade de Barcelona, e com a leitura do terceiro livro de Zafón, começo a ter a sensação que conheço Barcelona. Este não é o principal assunto do livro, a história de uma cantora lírica e um milionário, marca este livro, tanto que poderia ter sido escrito num livro à parte e classificado como um romance de "terror", porém, o escritor decidiu incorporá-lo neste mesmo livro. Há duas histórias no livro, uma contada por terceiros, outra pelos próprios.
Apesar de ter sido o último livro traduzido para português, este é anterior aos outros dois, e nota-se que o número de páginas escritas tem vindo aumentar sucessivamente!
O livro Marina, é mais um livro onde é notório toda a criatividade do escritor, porém, gostava de ler um livro num registo diferente, que não fosse um conjunto de aventuras pela cidade de Barcelona, interpretado por duas personagens principais, uma masculina e outra feminina. Aguardemos por mais uma tradução.
Carlos Ruiz Zafón afirma que este livro, Marina, é um dos seus favoritos, não é o meu favorito do mesmo, esse continua a ser A Sombra do Vento. Há uma expressão que guardo deste livro: "Apenas recordamos aquilo que não vivemos.". É uma expressão que resume bem todo o enredo que envolve esta obra.
Para os leitores que gostam de ler livros pouco complexos, com uma escrita acessível e de rápida leitura, este é um bom livro, motiva-nos a continuar no prazer da leitura. Porém, aguardo maior complexidade nos próximos livros de Carlos Ruiz Zafón.

Título: Marina

Editora: Planeta Editora

Autor: Carlos Ruiz Zafón

3 comentários:

  1. Olá João,

    Partilho a sua opinião sobre este livro.
    Estamos perante um excelente escritor.

    Continuação e boas letras...

    ResponderEliminar
  2. Boas!
    Estou curioso em conhecer as restantes obras do mesmo, como afirmei, gostava de ler um romance onde a história não fosse em Barcelona.
    Vou aguardar!

    COntinuação de boas leituras :)

    ResponderEliminar