quinta-feira, 28 de novembro de 2013


Leitura terminada.

Sou um fiel apreciador de José Saramago, adoro a sua genialidade e o seu jeito particular de escrever. A Viagem do Elefante foi o terceiro livro que li da sua vasta obra. Um relato de uma viagem de um elefante, que vai de Portugal até a Áustria. Uma leitura que se faz de forma rápida, entra-se facilmente na história e cria-se logo empatia com as personagens. Uma e outra crítica presente, muito ao estilo de José Saramago, onde está bem patente algumas das suas controvérsias opiniões - nada que possa surpreender o leitor.

 Todos os escritores têm o seu jeito pelicular de contar histórias, José Saramago tem o seu e é um estilo que admiro, história bem contada, com pormenores interessantes, mas que não massacram o leitor. Dá-nos a exacta percepção do ambiente que envolve a viagem, ao seu jeito.

Uma leitura recomendada. Com José Saramago, primeiro estranha-se e depois entranha-se. Deixo um pequeno conselho que poderá ser útil a quem começa a ler Saramago: leiam-no em voz alta, facilita na percepção dos diálogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário