segunda-feira, 17 de outubro de 2011

No teu deserto - Miguel Sousa Tavares


Uma escolha aleatória na Biblioteca Pública, de tantos livros correctamente colocados nas estantes, respeitando uma ordenação alfabética pelo nome do autor, tal como ditam as regras. Um risco, mas que quando não temos nenhum livro em mente, é um risco que vale a pena.
Foi a minha primeira leitura de Miguel Sousa Tavares. Este escritor que é filho da grande escritora Sophia de Mello Breyner, tem consigo o gosto da escrita que ganhou com a sua mãe. Ainda é prematura ter uma opinião sobre a escrita, apesar de ler assiduamente alguns artigos de opinião seus.
Quanto ao No Teu Deserto, é como diz o escritor um quase romance, apesar de ter potencial para ser um romance, um bom romance. É um quase romance porque é um género de elogio e contributo a Cláudia, a sua acompanhante na aventura pelo deserto, uma aventura que consistia em fazer uma reportagem, com registo fotográficos, escritos e vídeos.
Este livro é um livro de saudade, um livro onde fica registado para que não caia no esquecimento a Cláudia, a companhia desta aventura pelo deserto, esta aventura que foi de auto-conhecimento, uma aventura onde foi possível ver duas pessoas completamente distintas, a unirem-se devido às grandes adversidade que esta reportagem desenvolveu. Há uma narração de ambos os lados, tanto do Miguel Sousa Tavares, como de Cláudia. O escritor decidiu entrar na mente feminina e descreveu as situações, isto nem sempre é fácil de ser feito, mas o escritor até conseguiu descrever os acontecimentos de forma lisonjeira.
O quase romance, vem deixar registado a mágoa que ficou, vem registar uma eterna saudade de Cláudia, a saudade de uma viagem que hoje não decorreria da mesma forma, devido ao facto da tecnologia ter-se desenvolvido imenso.
Este é um registo simples e sincero, de uma leitura rápida, e que peca por ter surgido tarde - tarde para a Cláudia, não para o leitor. Uma forma leve e lisonjeadora de homenagear alguém que marcou a sua vida.
O Rio das Flores e Equador são de certo dois livros bastante diferentes deste, serão alvo da minha leitura num futuro bem próximo.

2 comentários: