quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Nova etapa nas minhas leituras!

Vou começar por introduzir um livro de não-ficção na minha leitura. A partir de agora, tentarei sempre ler dois livros em simultâneo: ficção e não ficção.

 Quanto à ficção, não há um padrão estabelecido, será sempre ao sabor do vento das palavras. Uma escolha sem critério. Tentarei variar sempre no estilo de ficção.

No que toca à não-ficção já será diferente. Vou explorar temas que sejam do meu interesse, que me despertam algum entusiasmo na sua leitura / estudo. Está escolhido já o tema: 2º Guerra Mundial e todo o que está em volta desse tema. Também já fiz a minha escola, como podemos ver do lado direito.

Tentarei levar isto a sério, dispensando sempre 2h/3h diárias para a leitura. Havendo alguma disciplina, estou certo que conseguirei ler imenso. A informação é um bem precioso que tendemos a desperdiçar, dado a facilidade aparente em consegui-la.

Continuação de boas leituras!

Leitura terminada.

Sou um fiel apreciador de José Saramago, adoro a sua genialidade e o seu jeito particular de escrever. A Viagem do Elefante foi o terceiro livro que li da sua vasta obra. Um relato de uma viagem de um elefante, que vai de Portugal até a Áustria. Uma leitura que se faz de forma rápida, entra-se facilmente na história e cria-se logo empatia com as personagens. Uma e outra crítica presente, muito ao estilo de José Saramago, onde está bem patente algumas das suas controvérsias opiniões - nada que possa surpreender o leitor.

 Todos os escritores têm o seu jeito pelicular de contar histórias, José Saramago tem o seu e é um estilo que admiro, história bem contada, com pormenores interessantes, mas que não massacram o leitor. Dá-nos a exacta percepção do ambiente que envolve a viagem, ao seu jeito.

Uma leitura recomendada. Com José Saramago, primeiro estranha-se e depois entranha-se. Deixo um pequeno conselho que poderá ser útil a quem começa a ler Saramago: leiam-no em voz alta, facilita na percepção dos diálogos.