terça-feira, 21 de junho de 2011

Marina - Carlos Ruiz Zafón


Marina é o terceiro livro do escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón traduzido para português e, consequentemente, o terceiro livro que leio deste escritor.
O livro fala-nos (sim, os livros falam!) da história de um rapaz Óscar, que vive num orfanato, e um dia numa das suas escapatórias no referido orfanato, encontra Marina, uma bela rapariga pela qual vai se apaixonar. A partir daqui será um turbilhão de aventuras, de sentimentos, de fantasia e segredos que se encontram guardados no mais profundo dos lugares. Mais uma vez tem como plano de fundo a cidade de Barcelona, e com a leitura do terceiro livro de Zafón, começo a ter a sensação que conheço Barcelona. Este não é o principal assunto do livro, a história de uma cantora lírica e um milionário, marca este livro, tanto que poderia ter sido escrito num livro à parte e classificado como um romance de "terror", porém, o escritor decidiu incorporá-lo neste mesmo livro. Há duas histórias no livro, uma contada por terceiros, outra pelos próprios.
Apesar de ter sido o último livro traduzido para português, este é anterior aos outros dois, e nota-se que o número de páginas escritas tem vindo aumentar sucessivamente!
O livro Marina, é mais um livro onde é notório toda a criatividade do escritor, porém, gostava de ler um livro num registo diferente, que não fosse um conjunto de aventuras pela cidade de Barcelona, interpretado por duas personagens principais, uma masculina e outra feminina. Aguardemos por mais uma tradução.
Carlos Ruiz Zafón afirma que este livro, Marina, é um dos seus favoritos, não é o meu favorito do mesmo, esse continua a ser A Sombra do Vento. Há uma expressão que guardo deste livro: "Apenas recordamos aquilo que não vivemos.". É uma expressão que resume bem todo o enredo que envolve esta obra.
Para os leitores que gostam de ler livros pouco complexos, com uma escrita acessível e de rápida leitura, este é um bom livro, motiva-nos a continuar no prazer da leitura. Porém, aguardo maior complexidade nos próximos livros de Carlos Ruiz Zafón.

Título: Marina

Editora: Planeta Editora

Autor: Carlos Ruiz Zafón

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Processo - Franz Kafka



A minha primeira leitura da obra de Franz Kafka. O acesso às obras de Franz Kafka só é possível porque o seu grande amigo Max Brod, não cumpriu a ordem que o mesmo tinha indicado, queimar todas as suas obras. Um grande gesto por parte Max Brod.

Tal como é-nos indicado na obra, trata-se de uma novela inacabada que Max Brod tratou de organizar os capítulos que a compõem, baseando-se na leitura da novela que Kafka o presenciou.

A história desenrola-se em torno da personagem Joseph K., um bancário que certa manhã acorda e é acusado de um crime que desconhece, mas que durante todo o enredo jura que está inocente. Toda esta tramóia que assolou Joseph K. será narrada na novela. Quanto ao final, vou ocultar para não retirar a curiosidade de ler esta obra.

É notória a crítica à burocracia que envolve o desenvolvimento de um processo judicial, perfeitamente visível nos dias de hoje, apesar de ser uma obra do início do século XX. Recordei nesta mesma obra, algumas das características de Dostoiévski, isto é, na complexidade da construção mental da personagem principal e os conflitos interiores, a obscuridade presente na sociedade da época que se veio espelhar na escrita de Kafka. Apesar de não conhecer a razão pela qual foi acusado, Joseph K. declarou-se sempre inocente.

É perceptível que se trata de uma obra inacabada, que o seu fim foi provocado por um desejo de deixar a obra com um início e um fim.

Não foi dos melhores livros que já li, porém gostei do enredo e da complexidade que Kafka emplementa nas suas personagens.


Título: O Processo

Título original: Der Prozess

Autor: Franz Kafka

Tradução: Gervásio Álvaro