quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Leitura terminada.

Foi o primeiro livro que li do Philip Roth e, receio, que fiz a melhor escolha para começar. O positivo é que deixou-me curioso para continuar a ler Philip Roth, talvez um aspecto negativo, ter as espectativas altas, dado que segundo a crítica a A Mancha Humana é provavelmente o melhor de Philip Roth.

História coesa, contada com todos os detalhes, há aqui um misto de tendências literárias, desde o impressionismo, tal é o cuidado e o detalhe que tem na descrição das personagens e dos sítios, como um realismo psicológico, dado a análise que faz de cada uma das personagens. Dois estilos que marcaram duas épocas na literatura e que Philip Roth reúne num só livro. É um livro um pouco cansativo, tal é o preciosismo descritivo, mas um livro que aprendemos a gostar, uma história que tem um final anunciado, mas que consegue com avanços e recuos, tornar a história interessante. Creio que o efeito retrospectivo é bastante acentuado e é o que sustenta a obra.

Cativa o leitor, dada a genialidade da obra, não ficam pontas soltas, nada por explicar, tudo bem estruturado e conciso, é uma história de vida de Caleman Silk, um livro que originou uma obra cinematográfica: The Human Stain.

Um livro que recomendo a todo o apaixonado pela literatura. Não se vão arrepender de despender uns minutos do vosso tempo com Philip Roth. Vale a pena, sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário