sexta-feira, 20 de dezembro de 2013


Leitura terminada.

Livro sobre parte da vida de Crisóstomo, um jovem de 40 anos, solteiro, pescador, que tinha o desejo de ser pai. Uma estória, como tantas outras estórias de famílias portuguesas, como em poucos anos se constrói uma família. Uma lição de amor, com alguns clichés à sua volta, com lições de fraternidade, amor e carinho, livro com uma mensagem simples, mas importante, que tende  a ser desvalorizada.

VHM mostra ser um escritor sensível, cativante e muito objectivo na sua escrita. Achei um pouco na linha do Gonçalo M. Tavares, que é da sua geração, ao longo do livro, para quem já leu livros do Gonçalo M. Tavares, notará semelhanças, principalmente na criatividade do conteúdo. Escritor, o VHM, de criar sensações, de despertar sentimentos, chama-nos à atenção para os pormenores mais simples da vida, que tendem a ser ignorados. Um escritor da moral, que sem querer ser mais papista que o papa, finca a sua mensagem na introspecção da felicidade e da ternura.

O VHM é, certamente, um dos bons escritores portugueses do século XXI. Com algum sucesso entre os assíduos leitores, as suas palestras estão sempre muito bem preenchidas de público. É natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário