quinta-feira, 26 de dezembro de 2013



Leitura excitante, um thriller que prende da primeira à última página. Difícil parar de ler, é um tremendo vício, querer saber mais e mais. Ficar com receio, reagir a barulhos exteriores estranhos, tanto é o suspanse que a obra criar em seu redor. Um final algo expectável, mas o desenvolvimento é muito consistente e não deixa nada acontecer por acaso, tudo tem um fim.

Uma aventura com Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander. Um estranho desaparecimento, um artigo da Millenium, uma aldeia, relacionamentos estranhos, tudo ingredientes que condimentaram o q.b. todo este primeiro livro da série Millenium. História bem construída, os locais estão bem detalhados, permite que o leitor tenha uma imagem real da acção, as personagens estão bem caracterizadas, são fornecidos todos os dados possíveis, é perfeitamente possível fazer o desenho psicológico de todas elas. Nada é deixado ao acaso, o escritor dá atenção a todos os detalhes. E quando parece que o leitor está a desligar-se da história, eis quando o escritor consegue voltar a buscar atenção do leitor, voltando a agarra-lo com acção, isto não é fácil e o Stieg Larsson faz-no bem.

Lamentavelmente Stieg Larsson abandonou-nos, demasiado cedo, contudo deixou cá ficar três bons livros. Comecei pelo primeiro, vou para o seguro cheio de entusiasmo e certo que não deixará com fracas expectativas. A crítica é unânime em apontar o Stieg Larsson como um óptimo escritor, um bom contador de thrilles, um dos quais chegou ao cinema (Os homens que odeiam as mulheres). Mas nada como nós próprios lermos os livros e termos opinião própria. Não apenas relacionado com este livro, mas como todos os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário