quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


O regresso ao activo do agente George Smiley com a missão de descobrir a toupeira, nos serviços secretos ingleses. Em pleno ambiente pós II Guerra Mundial, este livro de John le Carré traz-nos o que de melhor se escreve sobre espionagem, é claramente o top de livros sobre espionagem. É formidável a forma como descreve todas as personagens que fazem parte do enredo, a descrição dos espaços, os vários flashbacks por entre diálogos, a consistência psicológica das personagens é fabulosa. Livro consistente, que não deixa qualquer ponta solta, George Smiley conduz-nos por entre a sua investigação, até encontrar a topeira.
 Livro que faz parte de uma trilogia sobre George Smiley, um implacável e astuto espião inglês, que não deixa nenhum pormenor ao acaso, que nos deixa a ideia que nada é o que aparenta ser, todos os pormenores contam, na arte da espionagem. Algo em voga, nos dias de hoje. É o segundo livro que leio de John le Carré, pessoalmente gostei mais do A Toupeira, que o Espião que saiu do frio, talvez por se tratar de uma obra mais consistente, com mais conteúdo e de um enredo muito maior, mais personagens, onde é possível vislumbrar a genialidade da escrita de John le Carré.

Voltarei, em breve, ao escritor inglês. Por agora, vou manter-me neste registo, acção, espionagem, mas com outro autor.

Obviamente, livro altamente recomendável. Não deixará qualquer vazio e vai agarrar o leitor da primeira à última página.

Sem comentários:

Enviar um comentário