terça-feira, 12 de abril de 2011

Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski

Fiódor Dostoiévski tem nesta obra todo o seu explendor como escritor. Está aqui presente toda a sua genialidade, a sua forma ímpar de criticar a sociedade. Novamente a subconsciência das personagens, principalmente da principal, é extremamente revelador do estado psicológico das mesmas.
Ródion, a personagem principal, era um antigo estudante, abandonou os estudos por ser demasiado pobre, estudava direito. Passou uma vida marcada pela miséria, pelas constantes alucinações, são pelas suas descrições que ficamos a conhecer com certa brevidade de como era a sociedade russa do século XIX, um lado da sociedade que ficou marcado pela pobreza, a forma como sobriviveram muitas das populações da época. O termo Castigo, presente no título do livro, na minha opinião, adequa-se mais a Sónia (bondade e amor pelos outros, do que por si), do que propriamente à pessoa que cometeu o crime, se é que cometeu crime.. Todas as personagens secundárias da obra, possuem características psicológicas distintas, a razoabilidade, a pobreza, a maldade, são aspectos intrínsecos a algumas destas personagens. Esta obra é um macro psicológico, é impressionante como a mente humana tem a capacidade de auto punir, rejeitado quase por completo a justiça. Esta obra, e quase toda a de Dostoiévski, foi analisada por grandes filósofos contemporâneos, estando mesmo na base de algumas teorias.

Recomendo-vos esta obra, caso não seja simplesmente porque todos devemos ler uma só obra deste escritor russo, a sua genialidade assim o merece.

2 comentários:

  1. eu ia ler, mas parei em 'explendor'.

    ResponderEliminar
  2. Pelo menos este, a leitura é mais que recomendável. É uma obra muito bem conseguida e adequando ao século que foi escrita, surpreende pela sua espontaneidade.

    ResponderEliminar