quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Duplo - Fiódor Dostoiévski

Dostoiévski estava em tenra idade quando escreveu esta obra, tinha 24 anos. Foi publicado posteriormente à publicação do seu primeiro romance, Gente Pobre.

Nesta obra, surgem críticas explícitas à sociedade da altura. O Senhor Goliadkin, personagem principal, vê os seus direitos como cidadão serem obstruídos por uma sociedade onde há uma grande apetência para a prática fraudulenta. A certa altura surge na história uma personagem homónima ao Senhor Goliadkin, que para distinguir da principal passa a ser Goliadkin Júnior, onde tem embutido em si todas as características do personagem principal. Vítima de doenças mentais, o Senhor Goliadkin cria esta pessoa e estabelece com ela uma relação promíscua, chegando a considerá-la seu inimigo, pois, está ocupar o seu lugar na sociedade. É espantoso como estas duas personagens, a principal e a homónima interagem com todas as outras personagens, levando a que certo ponto não consigamos distinguir qual a verdadeira e qual é a que é fruto da imaginação do Senhor Goliadkin.
Mais uma vez, imensa informação é-nos trazida pelos diálogos do subconsciente da personagem principal, prática usual nas obras de Fiódor Dostoiévski.
Quanto à tradução, está bem conseguida e o texto bem estruturado. Apesar de ser uma obra de uma dimensão média, a sua leitura torna-se ligeiramente desgastante pois obriga a uma leitura bastante atenta e minuciosa, para que se entenda a narrativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário