terça-feira, 19 de abril de 2011

Um sonho do tio - Fiódor Dostoiévski




O lado cómico de Dostoiévski está presente nesta obra, onde Maria Alieksándrovna de forma a assegurar o futuro da sua filha Zina, vai fazer de tudo para que possa casa-la com um príncipe, Príncipe K, esquematizando uma estratégia, que deixarei em aberto se foi bem ou mal sucedida. Mais uma vez, está presente a crítica social, onde está presente a coscuvilhice e a intriga social.


Dostoiévski depositou nas suas personagens, o excêntrico, o humilde, o fracassado e o de carácter forte. Esta diversidade de características das personagens, não retiram a autonomia das mesmas, característica intrínseca à literatura de Dostoiévski.


Esta obra, não tem o peso psicológico das restantes obras de Dostoiévski, porém, a crítica e e o lado oculto e sombrio do homem (característica da filosofia do século XIX) estão presentes. Gostaria de ver esta obra encenada numa pequena peça, tem todos os ingredientes para se tornar num sucesso teatral.


Uma obra de leitura fácil, bastante rápida e compreensível mas longe da genialidade das obras que tive oportunidade de ler e apresentá-las nos post's anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário