segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Jogador - Fiódor Dostoiévski


Eis a minha primeira incursão pelo mundo literário russo, e que grande incursão é esta!

Este é um dos grandes escritores russos de todos os tempos, a forma como desenvolve as suas personagens, as críticas ímpares que faz à sociedade, marcam-no como um grande ícone da literatura tanto russa como mundial. Foi e é fonte de inspiração e influência para imensos escritores.

Quanto a esta obra em si, fala-nos da história dos jovens, Aleksei Ivánovitch e Polina Aleksandrovna. A história passa-se, quase toda ela, em Roletenburgo na Alemanha, onde Ivánovitch apaixona-se pela roleta, angariando grandes quantias monetárias, bem como perdendo algumas dessas quantias. Este livro é marcado pela crítica aos jogos, onde a desgraça e a sorte cruzam-se com bastante frequência, bem como às pessoas passam-se por aquilo que não.

No fim do livro, fica a questão no pensamento de Ivánovitch "O que pode acontecer quando a paixão pela roleta se cruza com a paixão pela mulher amada?"

Um aspecto que é de salientar na literatura de Dostoiévski são que a maioria das críticas feitas, surgem pela subconsciência da personagem principal, e não meramente pelos diálogos.

Recomendo bastante este escritor, porém, convêm já ter algum gosto pela leitura, pois não são obras fáceis de interpretar.

Sem comentários:

Enviar um comentário